INFO - EMPREENDEDOR
O que podemos fazer por ti
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INFO EMPREENDEDOR disponibilizamos alguns conselhos práticos, dicas, sobre a temática do empreendedorismo, experiências de empreendedores que já passaram pela fase de ter uma ideia de negócio e que lançaram a sua empresa.
Estas são impressões de empreendedores que atingiram o sucesso do seu projeto, mas também as impressões de empreendedores que falharam nos seus objetivos - será sempre bom evitar erros!!
Necessidade:
- Elevada taxa de desemprego Nacional, e em particular o desemprego qualificado (jovens licenciados, quadros oriundos de falências ou reestruturações e deslocalizações de empresas);
- A saturação do funcionalismo público;
- As taxas muito moderadas de crescimento da economia, intercalados com períodos de recessão;
- A disponibilidade de investigadores, geração de ideias, e de inovação;
- A estagnação ou decrescimento de alguns setores de atividade tradicionais, principalmente os dependentes de mercados locais ou de bens não transacionáveis;
Oportunidade:
- O surgimento de nichos de novas oportunidades que as grandes empresas não conseguem chegar;
- A necessidade de incorporação de novas restrições legais, assim como, novos conceitos, metodologias e tecnologias inovadoras essenciais a um mercado cada mais exigente e alargado;
- A existência de oportunidades em mercados a 1-2 horas de distância, e a 25-100 euros de passagem de avião;
Perfil:
- Pelo gozo de querer ser independente;
O IDEIA ATLÂNTICO tem um conjunto de soluções à medida das necessidades dos empreendedores, com várias localizações - Braga, Lisboa e Rio de Janeiro:
-Escritório virtual;
-Espaço residente (salas reservadas);
-Espaço nómada (coworking - open space com favos de trabalho);
Sem qualquer custo de entrada, eliminado portanto os custos fixos e apresentando um conjunto de soluções assentes em custos variáveis adotando o principio do utilizador pagador, o IDEIA ATLÂNTICO promove a eficiência dos recursos envolvidos de maneira a apresentar as diferentes soluções de apoio ao empreendedorismo ao mais baixo custo possível.
Alojar a sua empresa na hora no IDEIA ATLÂNTICO.
Venha falar connosco...
- Onde dê gosto trabalhar;
- Onde seja barato - sem custo de entrada, sem custos fixos, e apenas custos variáveis - só pago aquilo que preciso mesmo !!;
- Onde encontro tudo o que preciso para ter sucesso (mobiliário, rede de comunicações de voz e dados, serviços administrativos,..);
- Onde consiga estabelecer sinergias com outros empreendedores;
- Vive num ecossistema empreendedor, trabalha com um ritmo e ambiente desafiante!
- Onde te possam ajudar a vencer algumas dificuldades - tutoria c/ malta experimentada;
- Onde acedes a um programa de workshops, sessões técnicas, formação e capacitação;
- Onde coexistem empresas maduras e as novas tendências e inovações dos novos empreendedores;
- Onde nos dê prestígio;
- Onde te possam ajudar a aceder a outros mercados Nacionais e Internacionais;
- Onde consigas aceder a redes / protocolos de financiamento: financiamento bancário, projetos comunitários, capital risco, ....
com a certeza de encontrar, na criação ou gestão da empresa, aliada a uma rede de consultores / tutores experientes que sejam capazes de capacitar os gestores das empresas incubadas ou reforçar as suas competências em áreas novas como internacionalização.
Proporcionando assim, uma fluidez e agilidade dessa empresa num mercado alargado, notoriedade, agilidade a custos moderados e variáveis, vencendo a dimensão dos mercados locais e até a interioridade.
Mas, cada uma destas redes de estruturas terá que ser necessariamente gerida por quem tem experiência em capacitar os empreendedores, em apoiar a criação de startups, em realizar a tutoria destes empreendedores.
Nos projetos em que estamos envolvidos, designadamente no planeamento, construção e gestão de centros de negócios e incubadoras de empresas, constatamos a existência de um elevado número de empresas inovadoras altamente recetivas e carentes destes espaços. No entanto, essas empresas não têm ao dispor as infraestruturas necessárias.
Nas empresas inovadoras e intensivas em conhecimento, os capitais próprios não abundam, e os capitais alheios têm receio de financiar imateriais. Razão que explica porque é que a existência de infraestruturas adequadas pode alavancar fortemente empresas que doutra forma teriam necessariamente maior propensão para a mortalidade precoce ou para limitações – físicas – ao crescimento.
- Autoconfiança e motivação;
- Capaz de observar e compreender aquilo que o rodeia;
- “Estranha” cada um dos processos observados;
- Identifica necessidades e problemas;
- Capaz de identificar oportunidades. Têm “visão”;
- Acredita que as coisas podem melhorar. Aceita o desafio e luta pela mudança e melhoria contínua;
- Tem capacidade de assumir o risco e a possibilidade de fracassar;
- Adoram não como resposta.
- O empreendedor tem que vencer a inércia natural à sua ação e de contrariar os usos correntes;
- Evoluir com erros: ao tentar a mudança, o empreendedor evolui e melhora com a experiência.
- Inova, acrescentando algo, gerando novas soluções e explorando a originalidade;
- Define objetivos;
- É ativo. Arrojado. Assume a iniciativa;
- Junta as ferramentas e meios que o levarão ao sucesso;
- Estabelece parcerias efetivas e relações que possam servir de suporte à prossecução dos seus objetivos.
- Coopera com outras pessoas, parceiros ou empresas para alcançar objetivos de tal forma que todos saiam ganhando.
- Persegue uma meta com determinação, sendo capaz de ultrapassar os obstáculos até atingir os seus objetivos;
Promover o Empreendedorismo e a Inovação no nosso País, tendo em vista apoiar a criação de micro empresas e de PME inovadoras, a renovação do tecido económico e social;
Apoiar a alteração de atitudes, lançando o desafio a todos quantos têm uma capacidade empreendedora ou de liderança, de aceitar o risco e lançar-se no mundo empresarial de maneira a criar riqueza;
Evidenciar o mérito e o arrojo de todos os que arriscam, principalmente dos que atingem os objetivos que definem o sucesso, mas também não recriminando os indivíduos que apesar de não terem alcançado o sucesso, ousaram arriscar;
Apoiar todos os que pretendem ser empreendedores dotando-os dos conhecimentos técnicos e das ferramentas de que se deverão munir para atingir o sucesso;
Formar os empreendedores, informando-os das ferramentas que estão ao seu dispor, das diferentes soluções jurídico - fiscais disponíveis para a iniciativa que vão intentar, alertando-os para os obstáculos genéricos e incutindo-lhes uma atitude que lhes permita vencer os obstáculos particulares;
Prestar serviços de apoio, nas melhores condições possíveis aos empreendedores, aumentando assim a taxa de sucesso dos projetos promovidos pelos empreendedores.
Apoiar e aconselhar os empreendedores ao nível de 3 vetores principais:
- Recursos financeiros;
- Recursos humanos;
- Adesão do mercado.
Disponibilizar meios aos empreendedores de chegarem ao maior número de mercados, explorando aqueles que lhe oferecem mais vantagens, seja em termos de fornecedores seja em termos de clientes, dando-lhes condições de conseguirem beneficiar da sua flexibilidade, mobilidade e tenacidade;
Promover as sinergias com outros empreendedores mais experientes que poderão assim mutuamente beneficiar de diferentes pontos de vista sobre o meio que os rodeia;
Disponibilizar ferramentas de apoio à gestão para o empreendedor, nomeadamente ferramentas de comunicação e tecnologias de informação que lhe permitam em tempo real gerir o seu negócio;
Criar espaços de encontro do meio empresarial e promoção de sinergias;
Complementar a função das escolas, nomeadamente as universidades, na sua função de educarem e prepararem os jovens para o mundo que os recebe, dotando-os de uma atitude empreendedora, que lhes permita ter assim mais uma solução de atingir o sucesso;
Agir como entidade conhecedora do mundo empresarial, em substituição ou representação dos objetivos das entidades oficiais, no sentido de promover politicas de apoio ao empreendedorismo genérico ou direcionado a grupos ou géneros com dificuldades particulares;
A organização de atividades de formação destinadas a jovens com formação técnica, a quadros técnicos no desemprego e a outros potenciais criadores de empresas inovadoras;
A promoção da assistência técnica e da disponibilidade de capital empreendedor para empresas que apresentam carências ao nível da reflexão estratégica, das competências tecnológicas e da capacidade financeira;
A coordenação de operações destinadas a fazer face à perda da competitividade e do emprego em determinados territórios, procurando mobilizar todas as parcerias empresariais, municipais e tecnológicas existentes.
Autoconfiança e motivação;
- Capaz de observar e compreender aquilo que o rodeia;
- “Estranha” cada um dos processos observados;
- Identifica necessidades e problemas;
- Capaz de identificar oportunidades. Têm “visão”;
- Acredita que as coisas podem melhorar. Aceita o desafio e luta pela mudança e melhoria contínua;
- Tem capacidade de assumir o risco e a possibilidade de fracassar;
- Adoram não como resposta.
- O empreendedor tem que vencer a inércia natural à sua acção de contrariar os usos correntes;
- Evoluir com erros: ao tentar a mudança, o empreendedor evolui e melhora com a experiência.
- Inova, acrescentando algo, gerando novas soluções e explorando a originalidade;
- Define objetivos;
- É activo. Arrojado. Assume a iniciativa;
- Junta as ferramentas e meios que o levarão ao sucesso;
- Estabelece parcerias efectivas e relações que possam servir de suporte à prossecução dos seus objetivos.
- Coopera com outras pessoas, parceiros ou empresas para alcançar objetivos de tal forma que todos saiam ganhando.
- Persegue uma meta, com determinação, sendo capaz de ultrapassar os obstáculos até atingir os seus objetivos;
Porque quem cria uma empresa embarca numa aventura arriscada e cheia de obstáculos, aqui vão algumas dicas:
Cria com determinação, persistência e criatividade acreditando nas tuas competências;
Concentra-te sempre para quem estás a desenvolver os produtos e serviços!!
Concentra-te nas tuas valências específicas e procura parcerias ou sócios naquelas que tens mais dificuldades;
Elabora um bom Plano de Negócio com o maior pessimismo possível – pede apoio a um tutor / amigo experiente;
Não descures nunca o aspecto comercial do negócio. Tens que ter um canal comercial bem definido e de preferência assegurado por ti ou por alguém dentro da tua sociedade;
Não tenhas vergonha de falhar.
Se falhares, analisa o que correu mal. Quando tiveres descoberto tenta outra vez, alterando o que não está bem;
Actua já – não esperes por amanhã;
Observa o que te rodeia e conheces bem. Analisa. Compreende. Experimenta. Altera e melhora. Constrói o produto. Identifica fornecedores e clientes. Lança no mercado.
Tenta investir apenas naquilo que te diferencia dos demais;
Reduz ou tenta eliminar os custos fixos;
Antes de recrutar recursos humanos procura um parceiro que possa contigo partilhar do risco, sem que tenhas os encargos que terias com uma contratação;
Recruta os teus recursos humanos baseado na sua competência;
Uma empresa nasce, cresce, vive e morre. Sê objetivo e distante emocionalmente.
Quando não conseguires acrescentar mais valor à empresa está na altura de a vender;
A empresa depende dos clientes. Os fornecedores dependem de ti. Primeiro os clientes.
Preparar as negociações críticas com fornecedores e investidores, sem nunca se afastar dos pilares em que sustentou a sua ideia de negócio.
Personalização: é necessário adaptar, o mais possível, a oferta às necessidades e expectativas dos clientes, dirigindo-a a segmentos específicos de mercado – ou nichos de mercado. Para isso, é necessário “falar e conhecer” o cliente, percebendo quais os pontos fortes e fracos da oferta.
- Qualidade dos produtos e serviços;
- Menor preço (oferecer o melhor produto ou serviço ao mais baixo preço, não é uma receita universal, mas, na maioria dos casos, permite o destacamento em relação à concorrência);
- Facturação;
- Rentabilidade por funcionário;
- Total de custos fixos;
- Gestão de tesouraria;
- Melhoria continua do produto e de factores de competitividade;
- Inovação.
- Indicadores de produtividade vs. Competitividade;
- Indicadores financeiros vs não financeiros;
- Bom serviço;
- Inovação permite alcançar a diferenciação em relação à concorrência, possibilitando uma situação privilegiada, mesmo que momentânea.
1. Info-empreendedor - ideia negocio
2. Avalie a sua empresa;
3. Defina estratégia de sucesso;
4. Elabore um plano de gestão;
5. Elabore o Plano de Negócios;
6. Capital inicial e forma jurídica para a sua empresa;
7. Constitua formalmente a empresa - processo;
8. Recrute pessoas, organize e defina responsabilidade;
9. Inicie a actividade;
Empresa na Hora ? Empreendedor na Hora !!
Da mesma maneira que hoje em dia é possivel criar uma empresa pelo Programa Empresa na Hora, em 60 minutos, usando o site www.empresanahora.pt, o IDEIA ATLÂNTICO, dispõe de soluções para instalar a sua empresa, em termos de espaço, mobiliário, comunicações personalizadas, e outros serviços em menos de 60 minutos.
Assim, um empreendedor, para a criação da sua empresa / startup não terá que fazer mais do que contactar o IDEIA ATLÂNTICO e solicitar o tipo de apoio que necessita para lançar a sua empresa.
- Custos variáveis;
- Principio do utilizador – pagador;
- Sem custos de entrada;
- Disponibilização espaço e de um conjunto integrado de serviços sem qualquer investimento para as empresas, permitindo que estas afectem os seus recursos à sua actividade propriamente dita.
- Redução do volume de investimento para um determinado negócio;
- Redução do risco envolvido ao propiciar condições de cooperação e desenvolvimento de sinergias entre empresas incubadas no Centro de Incubação IDEIA ATLÂNTICO e empresas mais maduras alojadas no Centro de Negócios IDEIA ATLÂNTICO.
- Optimização do espaço: Redução da necessidade de áreas afectas à empresa. O IDEIA ATLÂNTICO proporciona a partilha de espaços, tais como receção, zonas de espera, salas de formação, salas de reuniões entre outros, tornando esta uma solução única no que se refere ao alojamento empresarial.
- Networking: regularmente o IDEIA ATLÂNTICO promove sessões de “NETWORKING DAY” entre os seus clientes de maneira a que cada um deles conheça os promotores doutras iniciativas assim como especificidades sobre outros projetos. Nestas reuniões cada um dos promotores revela um pouco de si, e explora o networking no sentido de explorar pontos de ligação e de interesses comuns com outros projetos.
- Espaço central da dinâmica empresarial: o IDEIA ATLÂNTICO, promove uma serie de iniciativas de relevonos seus espaços, convidando os empreendedores a colaborar nesses eventos, partilhando e acrecentando a ua experiencia, de acordo com a a relevância e adequabilidade do tema.
- Sessões, workshops, reuniões de debate, sobre a competitividade da economia, empreendedorismo, inovação, entre outras decorrem com regularidade, nos espaços do IDEIA ATLÂNTICO.
- Espaço de promoção projetos comum: O IDEIA ATLÂNTICO assume-se como uma entidade geradora de atividades e de promoção de iniciativas de destaque ao nível económico. Assim é dada a hipótese de que cada um dos empreendedores residentes na Incubadora do IDEIA ATLÂNTICO promova as suas iniciativas envolvendo as outras entidades residentes no Centro de Incubação e Centro de Negócios e contando com o total apoio do IDEIA ATLÂNTICO.
- COMUNIDADE IDEIA ATLÂNTICO: O IDEIA ATLÂNTICO, promove iniciativas e incentiva que haja um relacionamento de colaboração e de mutuo beneficio entre os diferentes empreendedores residentes nos seus espaços.